Inscrições abertas para a Pré-conferência Regional do Meio Ambiente de São Sebastião

Inscrições poderão ser feitas até o dia do evento

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Meio Ambiente do DF (22/5/17)

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) abre nesta segunda-feira (22/5) o credenciamento para a Pré-conferência Regional do Meio Ambiente de São Sebastião, que será realizada em 3 de junho, no campus do Instituto Federal de Brasília (IFB).

O regimento interno da conferência determina que as inscrições podem ser feitas antecipadamente por meio eletrônico (https://goo.gl/dwblyP) ou no local, tendo como prazo o início dos trabalhos, a critério do presidente da mesa. O credenciamento estará garantido por ofício e de forma antecipada, em caso de representações de governo.

Conferência

A sociedade do Distrito Federal receberá em novembro a Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017: Cuidando das Águas. A etapa preparatória para a realização do evento começa no dia 3 de junho, com a Pré-Conferência Regional da Bacia do São Bartolomeu, Bacia do São Marcos e Bacia do Paranoá. A fase abrange as comunidades do Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e São Sebastião.

Seis pré-conferências cobrem todo o território do DF. Os objetivos dessa fase são a discussão do texto-base da conferência, elaboração de propostas por representantes das regiões e a eleição de delegados para a etapa distrital, que acontecerá de 24 a 26 de novembro, em Brasília. A conferência tem como tema transversal a política de águas do território e suas interfaces com a gestão territorial e hídrica; uso econômico da água; educação ambiental, cidadania e participação; biodiversidade e cerrado; clima, e resíduos sólidos, saneamento e saúde.

Além de promover a agenda ambiental e estimular a participação da sociedade, a conferência distrital tem o objetivo de fortalecer as instâncias participativas e de formulação das políticas ambientais, como o Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (Coname do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH). O Regimento Interno prevê a elaboração do Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente, e promover a efetivação das Comissões de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas).