Catadores recebem dicas sobre cidadania e primeiros-socorros no lixão do DF

Atividade organizada pelo SLU levou defensores públicos ao local. Também houve teatro e orientações sobre preservação do meio-ambiente.

Catadores de materiais recicláveis participaram neste sábado (10) de uma ação de cidadania no Aterro do Jóquei, na Estrutural, no Distrito Federal, considerado o maior lixão a céu aberto da América Latina. A atividade foi organizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e contou com a participação de 5 mil profissionais.

Eles aprenderam técnicas de primeiros socorros, assistiram a peças de teatro e receberam orientações sobre cuidados com o meio-ambiente. O grupo também foi atendido por defensores públicos e pôde fazer exames de HIV e preventivos de câncer de boca.

Por fim, os catadores receberam dicas de alimentação e puderam se candidatar a vagas de agente de cidadania ambiental. O programa vai dar uma bolsa de R$ 300 e capacitação para os selecionados, que vão ensinar a população a como separar o lixo.

Catador de material recicláveis é atendido por defensora pública durante ação no Lixão da Estrutural, em Brasília

(Foto: TV Globo/Reprodução)

·         DISTRITO FEDERAL