Visualização da Noticia

Fórum Voluntariado em Ação fortalece iniciativas e engajamento dos voluntários

Voluntários, gestores e representantes de instituições sociais e de empresas participaram, nesta quarta-feira (28), do Fórum Voluntariado em Ação, evento promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) para marcar o Dia Nacional do Voluntariado. Durante o evento, foram debatidas ações e dispositivos destinados ao fomento, desenvolvimento e valorização desse tipo serviço.

 

Ao abrir os debates, a primeira-dama, Mayara Noronha, destacou que é preciso estimular o voluntariado no DF. “Temos 22 mil voluntários cadastrados no programa Voluntariado em Ação da Sejus. Isso mostra que temos pessoas engajadas e que querem ajudar”, disse. A primeira-dama acrescentou que o Governo do Distrito Federal está em contato com o Governo Federal para “unir esforços” e integrar as ações sobre esse tema.

 

Um dos assuntos abordados no fórum foi o portal do voluntariado (portaldovoluntariado.df.gov.br), que proporciona o encontro entre voluntários, organizações da sociedade civil e governo. O site já existe há três anos e agora faz parte do Voluntariado em Ação, que impulsionou os acessos à ferramenta tanto das instituições, que usam o site para divulgar seus projetos, quanto dos voluntários, que podem cadastrar seus dados e as áreas de interesse de atuação.

 

“O voluntário tem um olhar diferente do mundo, mais empatia e sabe que um pequeno gesto pode mudar a vida de alguém. Esse programa da Sejus pode fazer a ligação de quem quer ajudar com instituições que precisam de voluntários”, afirmou uma das incentivadoras do Voluntariado em Ação, a arquiteta Marcela Passamani.

 

O portal já tem 400 projetos e 60 campanhas cadastradas, que geraram mais de 120 mil oportunidades de serviços voluntários no Distrito Federal. Segundo o secretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, os números comprovam a eficácia da ferramenta. Mas salientou que é preciso o apoio da população para auxiliar na divulgação do portal. “Queremos fazer novas parcerias para divulgação do portal e assim mais pessoas possam ser beneficiadas com serviços voluntários”, concluiu.

 

Durante o evento, foram homenageados os voluntários e instituições que mais utilizam o portal, entre eles o designer e tradutor Robert Willian Alves Oakes, de 32 anos. Engajado no voluntariado desde 2016, já participou de diversas ações e soma mais de 168 horas de dedicação. “Em todos os projetos que trabalhei ganhei muita experiência e fiz amizades. Estou fazendo a minha parte para tornar o mundo um lugar melhor. Ter esse esforço reconhecido, me deixa feliz”, afirmou.