Visualização da Noticia

Dia do Voluntariado: Sejus inicia as comemorações para fomentar serviço voluntário no DF

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promoveu nesta terça-feira (27) um café da manhã com representantes da sociedade civil e empresas para estimular o programa “Voluntariado em Ação”, mantido pela secretaria para fomentar o serviço voluntário no Distrito Federal. O evento dá a largada para as comemorações do Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto. As atividades em alusão à data continuam nesta quarta-feira com a realização do Fórum Voluntariado em Ação, que discutirá um conjunto de ações e dispositivos destinados ao fomento, desenvolvimento e valorização desse tipo serviço. O fórum está marcado para as 13h, no auditório do Memorial JK. As inscrições devem ser feitas no link: abre.ai/sejus.

 

Ao participar do café da manhã, a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, ressaltou que tem a missão de estimular a solidariedade no Distrito Federal e que a união de esforços é fundamental nesse processo. “Sozinhos não conseguiremos nada, mas se unirmos esforços alcançaremos nossos objetivos”.

 

Uma das incentivadoras do programa Voluntariado em Ação, a arquiteta Marcela Passamani, destacou que a iniciativa da Sejus é a resposta para muitas pessoas que desejam ajudar, mas não sabem como. “É muito bom ver tantas pessoas generosas abraçando essa causa, que é ajudar o próximo e tornar nossa cidade mais inclusiva e solidária”, afirmou.

 

“O trabalho voluntário é antes de tudo coração. Tenho certeza que faremos um excelente trabalho”, completou a madrinha do programa Carminha Manfredini, mãe do cantor Renato Russo.

 

Parceria: No encontro, foi assinado um termo de parceria com um restaurante da cidade, que aderiu ao Voluntariado em Ação e oferecerá cursos de capacitação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade indicadas pela secretaria, como vítimas de violência, egressos do sistema prisional e pessoas trans.

 

“A partir da criação deste programa, estamos conseguindo, enquanto governo, nos aproximar de pessoas, instituições e empresas que querem de alguma forma contribuir com a prestação de serviço voluntário e desenvolver ações sociais e de cidadania”, explicou o secretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, destacando ainda que o Distrito Federal é a segunda unidade da federação com a maior taxa de voluntariado do país.

 

Esta parceria permitirá a capacitação de 40 pessoas no período de 12 meses, que poderão ainda fazer um estágio no restaurante. Serão oferecidos cursos de confeiteiro, garçom, recepcionista, entre outros. “Estamos muito felizes em contribuir com esse projeto da secretaria. É fundamental que outras empresas também se engajem nessa causa e possam causar um impacto social no DF”, afirmou o empresário, proprietário do restaurante.

 

Portal: A principal ferramenta do programa é o Portal do Voluntariado e visa valorizar, reconhecer e estimular ações na cidade por meio de uma plataforma interativa. Ele conecta perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. Hoje, estão cadastrados no site 22.726 voluntários, 398 projetos e ações, 65 campanhas e doações e 121.951 oportunidades de trabalho voluntariado.