Visualização da Noticia

Brasília Cidadã promove patinação no gelo para crianças e jovens de instituições cadastradas no Portal do Voluntariado

O Programa Brasília Cidadã, em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer e a Empresa Flap de Marketing de Ativação, levará crianças e adolescentes de entidades cadastradas no Portal do Voluntariado para conhecerem a Mega Pista de Patinação no Gelo, no Parque da Cidade. A iniciativa faz parte do projeto Abrace o Parque e do Natal Monumental, do Governo de Brasília. Cerca de 60 jovens poderão participar, de segunda a sexta, das 14h às 16h, das atividades no empreendimento.

As entidades interessadas devem se inscrever, de 22 a 25 de janeiro, pelo e-mail brasiliacidadagdf@gmail.com, informando a data que pretendem levar as crianças assistidas; nome e CNPJ da instituição e contato da pessoa responsável; e a lista com nome completo dos jovens que participarão da atividade - com o limite de 30 jovens por entidade. A idade mínima para patinar na pista é de cinco anos. As instituições que ainda não fazem parte do programa Brasília Cidadã podem se cadastrar pelo site do Portal do Voluntariado (www.portaldovoluntariado.df.gov.br).

O objetivo do Abrace o Parque é fortalecer o sentimento de pertencimento do brasiliense com o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck. Com essa proposta, a secretaria Adjunta de Turismo vai diversificar a oferta de atividades de entretenimento e lazer no local, com a promoção de uma gestão compartilhada, sustentável e consciente. A ação propõe o envolvimento ativo de frequentadores, turistas, iniciativa privada e comunidade em geral na gestão do equipamento público.

Já o Natal Monumental tem o intuito de promover o turismo em Brasília. O programa promoveu a iluminação natalina da Torre de TV com apresentações culturais locais e nacionais. O Natal Monumental é realizado pela entidade sem fins lucrativos Amigos do Futuro com a co-realização da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer. Ao longo dos três dias de evento, com entrada gratuita, o público doou alimentos não perecíveis, agasalhos, brinquedos e livros infantis, que serão destinados para instituições sociais da cidade.

Brasília Cidadã

O Brasília Cidadã é um programa de governo que fomenta e integra políticas públicas, ações voluntárias e mecanismos de participação e controle social, tendo o cidadão como protagonista no desenvolvimento da cidade. O objetivo é conectar governo, organizações da sociedade civil e cidadãos para fortalecer a cultura de solidariedade, cidadania, paz social e de pertencimento à identidade, à memória e ao patrimônio público. A iniciativa foi idealizada pela primeira dama e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg.

Com mais de um ano de atuação, o Programa conta com vários exemplos de sucesso, como a campanha de arrecadação e distribuição de brinquedos para crianças carentes no Natal – por meio do Criança Candanga, a participação dos voluntários da 33ª Feira do Livro de Brasília e nos projetos do Zoológico, a atuação dos voluntários profissionais na área da Saúde, o Baile de Carnaval dos Idosos, o auxílio dos voluntários às vítimas do temporal em Samambaia, o projeto de escuta Voz Ativa, as Rodas de Conversa com o governador, o projeto Ações Urbanas Comunitárias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) e a realização da 1ª edição do Fórum Distrital Brasília Cidadã. O início do funcionamento do Aterro Sanitário de Samambaia, a desobstrução e democratização da orla do Lago, o fechamento do lixão com a inclusão social dos catadores de material reciclável e a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados no Recanto das Emas também fazem parte do escopo do Programa Brasília Cidadã.

Serviço
Megapista de Patinação no Gelo para jovens assistidos por instituições cadastradas no Portal do Voluntariado - Programa Brasília Cidadã

Inscrições para instituições cadastradas:
De 22 a 25 de janeiro, pelo e-mail brasiliacidadagdf@gmail.com informando a data que pretendem levar as crianças assistidas (entre os dias 23/1 e 26/1, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h); nome e CNPJ da instituição; contato da pessoa responsável; e a lista com nome completo dos jovens que participarão da atividade - limite de 30 assistidos por entidade.
Data: 23/1 a 26/1, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h
Local: Parque da Cidade - Estacionamento do Parque do Foguete

Instituições que queiram se cadastrar no Programa Brasília Cidadã:
Cadastro no site www.portaldovoluntariado.df.gov.br

Coordenação Programa Brasília Cidadã
Fabiana Sampaio
brasiliacidadagdf@gmail.com
www.portaldovoluntariado.df.gov.br