Visualização da Noticia

Bombeiros retornam após combate a incêndio na Chapada dos Veadeiros

Grupamento chegou a Brasília na tarde desta segunda (30). Com 66 mil hectares de área queimada, fogo na região já está controlado

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal está de volta a Brasília após intenso trabalho de reforço no combate ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Militares do Corpo de Bombeiros do DF retornaram hoje a Brasília depois dos trabalhos na contenção do incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Militares do Corpo de Bombeiros do DF retornaram hoje a Brasília depois dos trabalhos na contenção do incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo já foi controlado. A desmobilização das equipes é feita de forma gradativa.

Dos 29 bombeiros brasilienses que foram à região, uma parte chegou no domingo (29), e o restante, nesta segunda-feira (30), após dez dias de atuação.

O comandante do Grupamento de Proteção Ambiental da corporação, tenente-coronel Glauber de La Fuente, relata o nível de dificuldade e destaca o esforço coordenado com outros bombeiros e brigadistas voluntários como fundamental para o êxito do trabalho.

O total da área queimada na Chapada dos Veadeiros foi de aproximadamente 66 mil hectares

“A equipe começava às 5 horas e seguia em atuação até as 22 horas. Trabalhamos em seis focos de incêndio, sendo o último, o maior, com 30 quilômetros de área atingida”, conta o comandante.

A chuva desse fim de semana na região, segundo relato do tenente-coronel, ajudou a extinguir os focos de fogo. De acordo com o ICMBio, o total da área queimada foi de aproximadamente 66 mil hectares, quase um terço do território do parque.

No momento, a brigada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e parte das equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do ICMBio trabalham no monitoramento — por terra e pelo ar — da área atingida.

A previsão é que, na quarta-feira (1º), um novo balanço seja feito para dar por extinto, em definitivo, o incêndio, já considerado o maior da história do parque. Após essa checagem final, será anunciada a data de reabertura das visitações à Chapada dos Veadeiros.

Uma equipe do Zoológico de Brasília deslocada para ajudar no socorro aos animais continua no local para reforçar os cuidados dessa etapa.A atenção está voltada agora para os animais silvestres, e os cuidados serão redobrados, principalmente nas estradas, porque é esperado aumento da circulação de bichos em busca de alimentos e abrigo.

EDIÇÃO: VANNILDO MENDES