Visualização da Noticia

Seja um auditor cívico

Cadastre-se no Portal do Voluntariado e ajude a melhorar a saúde de sua cidade
 
Que tal tirar um dia para fazer a diferença na saúde pública do Distrito Federal? Você pode ajudar sendo um Auditor(a) Cívico(a)! É uma experiência transformadora e quase indescritível. Em um dia você pode ajudar a melhorar o atendimento e estrutura das Unidades de Saúde da sua comunidade e colher frutos proveitosos disso!
Como posso ser um auditor? Basta se cadastrar no Portal do Voluntariado -  http://www.portaldovoluntariado.df.gov.br e selecionar o projeto “Auditoria Cívica na Saúde”.
Entre lá e faça parte desse projeto que ocorrerá dia 23/03/17!
 
Saiba mais sobre o projeto
A Auditoria Cívica é uma ação empreendida pelo cidadão, que é capacitado para ser um auditor da aplicação dos recursos públicos e da prestação dos serviços pelo Estado. Ao se voluntariar para participar do projeto, o auditor cívico torna-se apto a avaliar os serviços básicos de saúde, mediante entrevistas com o gestor responsável pelo local, usuários e equipe de Estratégia Saúde da Família; análise da estrutura física; farmácia e insumos, aparelhos e equipamentos. 
O projeto consiste na ida aos postos de saúde que serão “auditados”. Após a avaliação, a equipe produz relatório que é entregue aos gestores públicos responsáveis.
Histórico
No dia 10 de junho de 2016, a Controladoria-Geral do DF, em parceria com IFC, MPDFT, Faculdade Processus, OAB-DF, APCP e Observatório dos Direitos do Cidadão, visitou 63 Unidades Básicas de Saúde distribuídas em 17 Regiões Administrativas do DF. Participaram da iniciativa cerca de 300 voluntários que, na condição de auditores cívicos, fiscalizaram estrutura física, farmácia, insumos, aparelhos e equipamentos, atendimento, escala de profissionais, entre outros.
 
A partir da auditoria, foram feitas 2871 recomendações, compiladas em um relatório entregue, no dia 17 de outubro de 2016, ao secretário de Saúde, controlador-geral, primeira dama do DF e MPDFT. A partir de então, começou a contagem de prazo para a Secretaria de Saúde tomar as providências devidas. Passados mais de 120 dias da entrega do relatório, chegou a hora de arregaçar as mangas e pôr a mão na massa novamente: vamos retornar às 63 Unidades Básicas de Saúde e verificar o que foi resolvido.
 
Dia 23 de março de 2017, faremos o retorno e você está convidado! Não importa se você participou ou não da primeira etapa, venha com a gente! Todo o conhecimento necessário será passado para você. Todos podem ser Auditores Cívicos!