Perguntas e Respostas

Qual o principal objetivo do Portal do Voluntariado?

O Portal do Voluntariado tem como objetivo criar as condições, estabelecer recursos e procedimentos para fomentar e promover a ação de voluntários no Distrito Federal. O Site converge os esforços empreendidos por voluntários para programas e projetos de interesse do Governo e das Organizações da Sociedade Civil. A ferramenta permite que os voluntários se conheçam, troquem experiências, divulguem suas ações e encontrem os projetos de governo e das entidades que melhor se encaixam com o seu perfil e disponibilidades de horário para o trabalho voluntário.

Como posso participar do Portal do Voluntariado?

É só clicar em "Seja Voluntário (a)" e depois preencher seus dados e receberá em seu e-mail a confirmação de cadastro.

Depois de fazer o cadastro como posso visualizar os projetos do Governo e das Organizações da Sociedade Civil para me voluntariar?

Na página principal há três abas: “Projetos do Governo”, “Projetos Entidades”, e “Entidades Cadastradas”, nessas encontramos todos os projetos que estão sendo promovidos. Você pode fazer busca nas abas “Projetos do Governo” e Projetos das Entidades” por Eixo de Atuação, Público Alvo e Local para prestação de serviço voluntário, ou então procurar na aba “Entidades Cadastradas” projetos vinculados a uma Entidade de seu interesse.

Como devo fazer para participar de um projeto no Portal do Voluntariado?

Quando o voluntário se cadastra ele receberá automaticamente via e-mail projetos que se encaixam com o seu perfil, esse terá 48 horas para aceitar ou recusar. Caso aceite, estará automaticamente cadastrado no projeto e deverá aguardar o contato do Coordenador para mais informações.
Há também a possibilidade do voluntário pesquisar projetos que lhe interessam, mas que foram automaticamente selecionados. Nesse caso, clique na função "Candidatar-se" que está abaixo de cada projeto, caso preencha os requisitos do projeto, como disponibilidade de horários, interesses em comum no Eixo Temático e Público Alvo e disponibilidade de vaga, o coordenador do Projeto entrará em contato com você para combinar como será sua participação.

Quem escolhe os horários?

A própria pessoa é quem dirá em que dias e horários poderá estar na organização para prestar o serviço voluntário.

O voluntário poderá se desligar do projeto que está voluntariado a qualquer momento ou existe um tempo mínimo de atuação para fazer esse pedido?

A pessoa é inteiramente livre para iniciar ou se desligar do serviço voluntário, contudo, os projetos definem o tempo de duração da ação voluntária, e a interrupção durante esse período poderá acarretar o não recebimento do Certificado de Participação.

Como faço para emitir o Certificado de Participação?

O Certificado de Participação estará disponível no site do Portal do Voluntariado a partir do término da sua participação no projeto e da avaliação do Coordenador. Para realizar o download do certificado, basta fazer o login com os dados de usuário e senha, clicar em “Meu Perfil”, localizar o projeto encerrado e clicar em “Gerar Certificado”.

Existe regulamentação para o Trabalho Voluntário?

Sim, a Lei nº 3.506, de 20 de dezembro de 2004, a Lei Federal nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, recepcionada pela Lei Distrital nº 2.304, de 21 de janeiro de 1998. Recentemente o Governo do Distrito Federal promulgou em 23/12/2015 o Decreto nº 37.010/2015, que trata sobre o trabalho voluntario de pessoas físicas dentro da Administração Pública Direta e Indireta. Todas essas têm o intuito de fomentar e estimular as ações voluntárias de cidadania e envolvimento comunitário no âmbito do Distrito Federal.

Quem pode realizar trabalho voluntário?

A Lei 9.608, que dispõe sobre o serviço voluntário, não faz menção a uma idade mínima para ser voluntário. Muitas instituições não aceitam menores de 18 anos. Já outras aceitam jovens a partir dos 16 para alguns tipos de serviços, desde que com aprovação dos pais ou responsáveis. O ideal é verificar esta condição junto à instituição ou órgão no qual você deseja se voluntariar.

Esqueci minha senha! Como faço para recuperar?

Para ter seu acesso de volta, clique no botão “Recuperar Senha”. Insira seu login, e-mail e aguarde a mensagem que vai chegar para você! Se não receber a mensagem na caixa de entrada de seu e-mail, verifique a caixa de spam.

Não recebi o e-mail de confirmação de cadastro.

Observe-se mensagem não foi enviada para a caixa de Spam do seu e-mail. Se ainda assim não tiver recebido, entre em contato pelo Fale Conosco.

Não quero mais participar da Rede. Como faço para desativar meu perfil?

Para desativar seu perfil, faça o login no site e clique em “Meu Perfil” que aparece no canto superior direito. Depois clique em "Desativar Conta" no canto superior direito da tela. É ali que você vai clicar. Detalhe importante: seus dados pessoais serão desabilitados, mas todos os conteúdos publicados por você continuarão existindo. Qualquer problema entre em contato pelo Fale Conosco.